Sociogênese do capital midiático através da música
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20941Keywords:
indústria fonográfica, história econômica, gostoAbstract
Demonstração, a partir de uma breve história econômica da música no século XX, de como o capital, entre outros dispositivos através de sua indústria cultural, vem impondo gradualmente uma inversão na relação entre o gosto das pessoas e os bens simbólicos em geral, subordinando ambos a imperativos econômicos totalitários, qualquer que seja a “recepção ativa”. Reflexão sobre estratégias de contra ataque para além de “táticas de resistência”.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-03-06
How to Cite
SCHNEIDER, Marco. Sociogênese do capital midiático através da música. Lumina, [S. l.], v. 4, n. 1, 2014. DOI: 10.34019/1981-4070.2010.v4.20941. Disponível em: https://periodicoshomolog.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20941. Acesso em: 4 aug. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).