Periguetes: Novas visibilidades e construção de identidades na sociedade midiática do consumo
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21370Palabras clave:
Periguete. Comunicação. Consumo. Identidade. Corpo.Resumen
Periguete é um neologismo usado para classificar jovens que se destacam por suas roupas curtas e justas e comportamento sexual-afetivo liberal. Neste artigo trazemos uma reflexão sobre o termo, que já consta em dicionário, seguida de uma discussão acerca de um comportamento por vez ambíguo, entre a submissão e a resistência à dominação masculina. Investigamos o termo do ponto de vista da mídia e suas formas de difusão, da música que canta essas mulheres, de suas expressões nos meios digitais e como cultuam seus corpos, além da sua identidade e posicionamento da sociedade do consumo, como também da representatividade destacada nas telenovelas brasileiras. Além de levantamento bibliográfico, foram realizadas entrevistas informais com jovens de ambos os sexos com o objetivo de conhecer as opiniões acerca dessas mulheres. O que se observou foi que as periguetes se posicionam de forma decidida diante do que desejam sem se preocuparem com o que pensam delas, podem assumir identidades diferentes dentro e fora das baladas e buscam conquistar seu espaço social onde possam ser respeitadas como sujeitos em uma sociedade na qual é pelo consumo que nos tornamos agentes.Descargas
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Citas
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2017-12-30
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TONDATO, Marcia Perencin; VILAÇA, Maria Giselda da Costa. Periguetes: Novas visibilidades e construção de identidades na sociedade midiática do consumo. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 95–116, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21370. Disponível em: https://periodicoshomolog.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21370. Acesso em: 4 ago. 2025.
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