Ai Weiwei e a cerâmica contemporânea como narradora da história
Ai Weiwei and contemporary ceramics as narrator of History
Palavras-chave:
Cerâmica artística, narrativa histórica, arte contemporâneaResumo
Este artigo apresenta uma análise da arte cerâmica do artista chinês Ai Weiwei como testemunha e narradora da história contemporânea, tendo como base principalmente as argumentações dos teóricos Charles Jencks e Michael Archer. Trata-se de um recorte sobre o conteúdo do minicurso “Cerâmica: narradora da história”, ministrado na XXIV Semana de Estudos Clássicos: Fronteiras e Limites, promovida pelo Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora em 2016. Prática de todas as sociedades, incessantemente desde a pré-história, a cerâmica é apresentada como instrumento de registro e narração não apenas da história da arte como da própria história da humanidade. E segue adaptada às novas narrativas e às novas formas de comunicação na atualidade.
Abstract
This essay presents the review of ceramic work of Chinese Ai Weiwei under the approach of witness and narrator of contemporary history, based mostly on views of scholars as Charles Jencks and Michael Archer. It is a fragment from the short course “Ceramics: narrator of History”, presented at XXIV Week of Classic Studies: frontiers and limits, promoted by Department of Language and Literatures of Federal University of Juiz de fora, Brazil on 2016. Practice of all cultures, continuously since pre-history, ceramics is a powerful instrument for register and narrative not only of Art History, but also of human history itself. Moreover, it proceeds adapted to new narratives and communication forms of nowadays.
Keywords: Ceramic art; historic narrative; contemporary art.
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