Contos de mitologia: uma proposta de diálogo entre a formação acadêmica e a extensão através da contação de histórias
Mythological stories: a dialogue between academic graduation and its extension
Palavras-chave:
contação de histórias, adaptação, estudos clássicosResumo
Esta é uma breve apresentação do projeto Contos de Mitologia, com suas fundamentações teóricas, objetivos e resultados pretendidos. Este projeto leva histórias das Metamorfosesde Ovídio a crianças entre cinco e seis anos, e tem como objetivo o despertar nessas crianças o gosto pela experiência narrativa, além de divulgar os Estudos Clássicos e aprimorar a formação acadêmica dos bolsistas.
Abstract
This is a brief presentation of the project Mythology, with its theoretical foundations, objectives and desired outcomes. This project takes stories from the Metamorphoses, by Ovid, to children aged five to six years, and aims to awaken these children a taste for narrative experience, in addition to disclose the Classics and enhance the academic training of fellows.
Keywords: storytelling; adaptation; classical studies
Downloads
Referências
BARTHES, R. et al. Análise estrutural da narrativa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1976.
BARBOSA, T. V. R. A Ilíada em quadrinhos: por uma difusão dos clássicos. Ágora. Estudos Clássicos em Debate, 2013.
BARBOSA, Begma, A leitura dos clássicos na escola: um desafio a ser enfrentado no letramento de jovens. III colóquio internacional sobre letramento e cultura escrita. 2010. Disponível em: http://www.ufjf.br/fale/files/2010/06/Begma-Tavares-Barbosa.pdf. Acessado em: 27 de janeiro de 2015.
BRANDT, A. L.; GUSTSACK, F.; FELDMANN, J. Reflexões sobre a contação de histórias. Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):169-185. 17, 18, 19 de agosto, 2009.
CAVALLO, G.; FEDELI, P.; GIARDINA, A. O espaço literário da Roma antiga. volume 1 – A produção do texto. Belo Horizonte: Tessitura, 2010.
ECHEVERRÍA, R. Ontologia del linguaje. Buenos Aires; Granica: Saez, 2006.
HESÍODO. Teogonia a origem dos deuses. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 1995. Tradução de Jaa Torrano.
________. Os trabalhos e os dias. 3.ed. São Paulo: Iluminuras, 1996. Tradução de Mary de Camargo Neves Lafer.
KAUFMAN, A. M.; RODRÍGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
NASO. P. O. Metamorfoses. 2. ed. Lisboa: Cotovia, 2007. Tradução de Paulo Farmhouse Alberto.
RICOEUR, P. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: F. Alves, 1990. Tradução de Hilton Japiassu.
SARAIVA, J. A. Literatura na escola: propostas para o Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2003.
SCHOLLES, R.; KELLOG, R. A natureza na narrativa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977. Tradução de Gert Meyer.
VALESKA, O. Mimese, poesia e tradição cultural. In: SCRIPTA CLASSICA ONLINE. Literatura, Filosofia e História na Antigüidade. Número 1. Tema: Contestações do Mito. Belo Horizonte: NEAM/UFMG, abril de 2003. http://www.scriptaclassica.hpg.com.br, acessado em: 12 de outubro de 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.