Contos de mitologia: uma proposta de diálogo entre a formação acadêmica e a extensão através da contação de histórias

Mythological stories: a dialogue between academic graduation and its extension

Autores

  • Barbara Delgado graduanda em Letras pela UFJF
  • Deborah Evangelista graduanda em Letras pela UFJF
  • Juliana Nascimento graduanda em Letras pela UFJF
  • Luís Dadalti graduando em Letras pela UFJF
  • Mariana Souza Veiga graduando em Letras pela UFJF
  • Dra. Fernanda Cunha Sousa professora da UFJF

Palavras-chave:

contação de histórias, adaptação, estudos clássicos

Resumo

Esta é uma breve apresentação do projeto Contos de Mitologia, com suas fundamentações teóricas, objetivos e resultados pretendidos. Este projeto leva histórias das Metamorfosesde Ovídio a crianças entre cinco e seis anos, e tem como objetivo o despertar nessas crianças o gosto pela experiência narrativa, além de divulgar os Estudos Clássicos e aprimorar a formação acadêmica dos bolsistas.

Abstract

This is a brief presentation of the project Mythology, with its theoretical foundations, objectives and desired outcomes. This project takes stories from the Metamorphoses, by Ovid, to children aged five to six years, and aims to awaken these children a taste for narrative experience, in addition to disclose the Classics and enhance the academic training of fellows.

Keywords: storytelling; adaptation; classical studies

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDALÓ, A. Didática da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: alfabetização, letramento, produção de texto em busca da palavra-mundo. São Paulo: FTD, 2000.

BARTHES, R. et al. Análise estrutural da narrativa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1976.

BARBOSA, T. V. R. A Ilíada em quadrinhos: por uma difusão dos clássicos. Ágora. Estudos Clássicos em Debate, 2013.

BARBOSA, Begma, A leitura dos clássicos na escola: um desafio a ser enfrentado no letramento de jovens. III colóquio internacional sobre letramento e cultura escrita. 2010. Disponível em: http://www.ufjf.br/fale/files/2010/06/Begma-Tavares-Barbosa.pdf. Acessado em: 27 de janeiro de 2015.

BRANDT, A. L.; GUSTSACK, F.; FELDMANN, J. Reflexões sobre a contação de histórias. Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):169-185. 17, 18, 19 de agosto, 2009.

CAVALLO, G.; FEDELI, P.; GIARDINA, A. O espaço literário da Roma antiga. volume 1 – A produção do texto. Belo Horizonte: Tessitura, 2010.

ECHEVERRÍA, R. Ontologia del linguaje. Buenos Aires; Granica: Saez, 2006.

HESÍODO. Teogonia a origem dos deuses. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 1995. Tradução de Jaa Torrano.

________. Os trabalhos e os dias. 3.ed. São Paulo: Iluminuras, 1996. Tradução de Mary de Camargo Neves Lafer.

KAUFMAN, A. M.; RODRÍGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

NASO. P. O. Metamorfoses. 2. ed. Lisboa: Cotovia, 2007. Tradução de Paulo Farmhouse Alberto.

RICOEUR, P. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: F. Alves, 1990. Tradução de Hilton Japiassu.

SARAIVA, J. A. Literatura na escola: propostas para o Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SCHOLLES, R.; KELLOG, R. A natureza na narrativa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977. Tradução de Gert Meyer.

VALESKA, O. Mimese, poesia e tradição cultural. In: SCRIPTA CLASSICA ONLINE. Literatura, Filosofia e História na Antigüidade. Número 1. Tema: Contestações do Mito. Belo Horizonte: NEAM/UFMG, abril de 2003. http://www.scriptaclassica.hpg.com.br, acessado em: 12 de outubro de 2012.

Downloads

Publicado

2015-08-15

Como Citar

DELGADO, Barbara; EVANGELISTA, Deborah; NASCIMENTO, Juliana; DADALTI, Luís; SOUZA VEIGA, Mariana; CUNHA SOUSA, Dra. Fernanda. Contos de mitologia: uma proposta de diálogo entre a formação acadêmica e a extensão através da contação de histórias: Mythological stories: a dialogue between academic graduation and its extension. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 225–236, 2015. Disponível em: https://periodicoshomolog.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23046. Acesso em: 3 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: XXIII Semana de Estudos Clássicos da UFJF

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.