As alusões míticas na ode Olímpica II de Píndaro: uma análise crítico-literária
The mythical allusions in Pindar’s Olympic Ode II: A literary-critical analysis
Palabras clave:
poesia lírica, epinício, mito, Píndaro, ode Olímpica IIResumen
A finalidade do presente artigo é fazer uma análise crítico-literária da ode Olímpica II, considerada uma das obras-primas de Píndaro. Por ser o elemento mítico importante nesse subgênero da poesia lírica arcaica, cujo objetivo principal é louvar o atleta vencedor num jogo desportivo, investiga-se a função do mito na estrutura do canto agonal e a relação dessa narrativa com o atleta homenageado, o tirano Terão de Agrigento. Também são observados outros elementos como as sentenças gnômicas, as referências pessoais ao próprio poeta e os louvores direcionados ao atleta.
Abstract
The aim of this article is to do a critical-literary analysis of the epinician, the second Olympian, which is considered one of Pindar´s masterpieces. As the mythical element is important in this subgenre of archaic lyric poetry, of which the main objective is to praise the winning athlete of a competition, the funcion of the myth will be investigated, as well as its relation to the athlete to whom the ode is destined, that is Theron of Acragas. Other elements will also be observed, like the gnomic sentences, the poet´s first-persons references and the praise intended towards the athlete.
Keywords: lyric poetry; epinician; myth; Pindar; Olympian ode II
Descargas
Citas
CAREY, Chris. Genre, occasion and performance. In: BUDELMANN, Felix (ed.) The Cambridge Companion to Greek Lyric. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. p. 21 – 38.
DONLAN, Walter. The Aristocratic Ideal and Selected Papers. Chicago: BolchacyCarducci Publishers, Inc., 1999. p. 77-111.
GRIFFITH, R. Drew. ލOedipusʽs Bloodthirsty Sons: Love and Strife in Pindarʽs Second "Olympian Ode".ތ Classical Antiquity, vol. 10, no. 1, 1991. p. 46-58.
HESÍODO. Hesiodi theogonia, opera et dies, scutum, fragmenta. ed. F. Solmsen/R. Merkelbach/M. L. West, Oxford 1970. Disponível em: <http://www.hs-augsb de/urg.~harsch/graeca/Chronologia/S_ante08/Hesiodos/hes_erga.html>. Acesso em: 22 de julho 2014
HIRATA, Elaine F. V. ލAs odes de Píndaro e as tiranias siciliotas.ތ Clássica, vv. 9/10, 1996-7. p. 61-72.
HOMERI. Ilias. Ed. D. B Monro/Th. W. Allen, Oxford, Oxford University Press. 1920. Disponível em: <http://www.hs-augsb de/graeca/Chronologia/S_ante08/Homeros/hom_ili00.html>. Acesso em: 22 de julho 2014
HOMER. The Odyssey. With an English Translation by A. T. Murray, PH. D. in two volumes. Cambridge, MA., Harvard University Press; London, William Heinemann, Ltd.1919. Disponível em: <http://www.hs-augsb de/graeca/Chronologia/S_ante08/Homeros/hom_od00.html>. Acesso em: 22 de julho 2014
KIRKWOOD, Gordon. Selections from Pindar. Chicago: American Philological Association, 1982. pp. 3 -5, 61-77.
LEFKOWITZ, Mary R. First-Person Fictions: Pindarʽs Poetic I. Oxford: Clarendon Press, 1991. p. 1 -70.
LOURENÇO, Federico. ލLirica coral e monódica: uma problemática revistada. Humanitas 61, 2009. p.19- 29.
MALHADAS, Daisi. Píndaro - odes aos príncipes da Sicília. Tradução com introdução e notas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ararquara, 1976. p. 7-27.
ONELLEY, Glória Braga; PEÇANHA, Shirley Fátima G. de A. Tradução de fragmentos de poetas gregos. www.academia.edu/.../O_epinicio_pindarico_uma_leitura_de_Olimpica_
NISETICH, Frank J. Immortality in Acragas: Poetry and Religion in Pindarʽs Second Olympian Ode.ތ Classical Philology. Vol. 83, no. 1, 1988. p. 1-19.
RACE, William. H. Pindar. Boston: Twayne Publishers, 1986. pp. 19-35; 67 -73.
ROCHA PEREIRA, Maria H. da. Estudos de história da cultura clássica: I Volume – Cultura clássica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006. p. 214-36.
_____. Notas a um passo de Píndaro.ތ Humanitas 4, 1952. p. 7 – 12.
SEGAL, Charles. Lírica coral arcaica. In: EASTERLING, P. E.; KNOX, B. M. W. (eds.) Historia de la literatura clásica (Cambridge University) I – Literatura Griega. Tradução por Federico Zaragoza Alberich. Madrid: Editorial Gredos, S.A.,1990. p. 188-92.
_____. Lírica coral en el siglo V. In: EASTERLING, P. E.; KNOX, B. M. W. (eds.) Historia de la literatura clásica (Cambridge University) I – Literatura Griega. Tradução por Federico Zaragoza Alberich. Madrid: Editorial Gredos, S.A.,1990. p. 249-63.
SOLMSEN, Friedrich. Achilles on the Islands of the Blessed - Pindar vs. Homer and Hesiod. American Journal of Philology. Vol. 103, 1982. p. 19-24.
SUAREZ DE LA TORRE, Emilio. ލPíndaro y la religion griega.ތ Cuadernos de Filología Clásica (Estudios griegos e indoeuropeos) 3, 1993. p. 67-97.
SULLIVAN, S. D. ލAspects of the ”fictive I” in Pindar: address to psychic enteties. Emerita, vol. 70 - 1, 2002. pp. 83-93, 102.
TORRES, Daniel A. La escatalogia en la lírica de Píndaro e sus fuentes. Buenos Aires: Editorial de la Faculdad de Filosofia y Letras Universidad de Buenos Aires. 2007. p. 267-360.
WOODBURY, Leonard. ލEquinox at Acragas: Pindar, Ol. 2.61-62.ތ Transactions and Proceedings of the American Philological Association, v. 97, 1966. p. 597-616.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1. Los autores y las autoras conservan los derechos de autor y le otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, que está bajo la licencia Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Los autores y las autoras pueden publicar y compartir el trabajo con reconocimiento de la publicación inicial en esta revista.
3. Los autores y las autoras de las obras aprobadas autorizan a la revista a asignar el contenido de sus obras, después de la publicación, para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
Para obtener más información sobre Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional, acceda a: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.es
Exención editorial
El contenido de los artículos publicados es responsabilidad única y exclusiva de sus autores, y no representa la posición oficial de Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios o de la Faculdade de Letras de la Universidad Federal de Juiz de Fora o instituciones asociadas.