O que sabemos sobre Nigídio Maio, dono da Casa de Dioscuri em Pompeia?
What do we know about Nigidius Maius, the owner of the House of Dioscuri in Pompeii?
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-3446.2022.37883Palabras clave:
Pompeia, Nigídio, biografia, recepção, MedeiaResumen
A imagem de Medeia representada no afresco da Casa de Dioscuri nos aponta para a ressignificação e singularidade de sua recepção, quando comparada com o repertório imagético proveniente do mundo grego, cujas imagens apontam para o momento da morte dos filhos. O rico anfitrião descendente dos Nigídio Maio devia receber clientes e magistrados importantes em amplas salas ou em pequeno ambiente privado no interior da residência para discussões confidenciais. O espaço físico desempenha as funções sociais de lazer e de negócio, pois os amici se reclinam para o banquete na ampla sala de recepção localizada perto do jardim e do peristilo. No peristilo se encontram as mais expressivas e luxuosas das decorações, posicionadas estrategicamente para serem vistas pelo visitante e espectador e, ao mesmo tempo, lá se expressava a identidade compartilhada do seu morador. Interessa-nos analisar a trajetória de vida sociopolítica da família Nigídio Maio, donos da Casa de Dioscuri em Pompeia.
Descargas
Citas
APPADURAI, Arjun (Org.). A Vida Social Das Coisas: As Mercadorias Sob Uma Perspectiva Cultural. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2008.
BALCH, David L.; LAMOREUX, Jason T. Finding a Woman's place. Princeton: Wipf and Stock Publishers, 2011.
BEARD, Mary. Pompeii: The Life of a Roman Town. London: Profile Books, 2008.
CAMPBELL, Virginia L. Politicians and Priestesses. Networks of Elite Families in Pompeii. Leidschrift. Historisch Tijdschrift, v. 31, n. 1, p. 61-74, 2016.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Unesp, 2006.
COOLEY, Alison E.; COOLEY, M. G. L. Pompeii and Herculaneum: a sourcebook. London: Routledge, 2014.
FRANKLIN, James L. Cn. Alleius Nigidius Maius and the Amphitheatre: ‘Munera’ and a Distinguished Career at Ancient Pompeii. Historia: Zeitschrift Für Alte Geschichte, v. 46, n. 4, p. 434-47, 1997.
GARRAFFONI, Renata Senna. Rixa no anfiteatro de Pompéia: O relato de Tácito e os grafites parietais. História Revista. Goiânia: UFG, v. 12, n. 2, p. 241- 251, 2007.
GURD, Sean Alexander. Four Epigrams on Timomachus's Unfinished Medea. American Philological Association. The Johns Hopkins University Press, v. 137, n. 2, p. 305-331, Autumn 2007.
HARTNETT, Jeremy. The Roman Street: urban life and society in Pompeii, Herculaneum, and Rome. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.
HOLLERAN, Claire. Shopping in Ancient Rome: The retail trade in the Late Republic and the Principate. Oxford: Oxford University Press, 2012.
LIU, Jinyu. Local Governments and Collegia: A New Appraisal of the Evidence. In: AUBERT, J-J. (ed.). A Tall Order – Writing the Social History of the Ancient World. Berlim: B. G. Teubner, 2008, p. 279 -310.
PIRSON, Felix. Rented accommodation at Pompeii: the evidence of the Insula Arriana Polliana VI 6. In: LAURENCE, Ray; WALLACE-HADRILL, Andrew. Domestic Space in the Roman world: Pompeii and Beyond. Dexter: Thomson-Shore, 1997, p.165-182.
RICHARDSON, L. Pompeii: The Casa dei Dioscuri and Its Painters. Michigan: University of Michigan Press, 1955.
TÁCITO. Anais. Trad. de J. L. Freire de Carvalho. Série Clássicos Jackson, Vol. XXV. São Paulo: Editora Brasileira, 1957.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Maria Regina Candido

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1. Los autores y las autoras conservan los derechos de autor y le otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, que está bajo la licencia Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Los autores y las autoras pueden publicar y compartir el trabajo con reconocimiento de la publicación inicial en esta revista.
3. Los autores y las autoras de las obras aprobadas autorizan a la revista a asignar el contenido de sus obras, después de la publicación, para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
Para obtener más información sobre Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional, acceda a: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.es
Exención editorial
El contenido de los artículos publicados es responsabilidad única y exclusiva de sus autores, y no representa la posición oficial de Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios o de la Faculdade de Letras de la Universidad Federal de Juiz de Fora o instituciones asociadas.