Terêncio, a tradição e o estabelecimento do autor
Terence, the tradition and the establishment of author
Palavras-chave:
comédia palliata, poética, tradição, Terêncio, prólogos terencianosResumo
Podemos inferir uma “poética” e, sobretudo, a tradição da comédia palliata tal qual definida por Terêncio (cujos recursos e autores ele procuraria emular) a partir de considerações do comediógrafo, tecidas nos prólogos de suas comédias, sobre a composição de uma palliata, as dificuldades para o ingresso na carreira teatral à época republicana em Roma e seu estabelecimento como sucessor de uma tradição de autores que ele próprio elenca.
Abstract
We could infer a certain “poetics” and, principally, the tradition of palliata comedy as defined by Terence (whose resources and authors he would try to emulate), from some considerations of the playwright, carried out in the prologues of his comedies on the composition of a palliata, the difficulties for his engagement on a theatrical carrier during Republican age at Rome, and his establishment as a successor of a tradition of authors which he lists himself.
Keywords: palliata comedy; poetics; tradition; Terence, Terencian prologues
Downloads
Referências
BRANDÃO, J. L. L. “Vida suetoniana de Terêncio. Estrutura e estratégias de defesa do poeta”. In Estudios sobre Terencio, 2006, p. 111-123.
BROWN, P. Terence: The Comedies (tr. intr. e notas). New York: Oxford, 2006.
CABOLI, G. “I termini della critica letteraria in Terenzio: appunti per um prolegomeno”, Voces, vol. 4, 1993, p. 41-54.
CONTE, G. B. Latin literature – A history. Baltimore: Johns Hopkins, 1994
DUCKWORTH, G. E. The Nature of Roman Comedy: A Study in Popular Entertainment. New Jersey: Princeton University Press, 1994.
DUPONT, Florence. “Recitatio and the Space of Public Discourse", in The Roman Cultural Revolution. Cambridge University Press, 1997.
FRANK, T. “Terence's Contribution to Plot-Construction”, The American Journal of Philology, vol. 49 nº 4, 1928, p. 309-322.
GLARE, P. G. W. (ed.) Oxford Latin Dictionary (OLD). Oxford: Clarendon Press.
GOLDBERG, S. M. Understanding Terence. N. Jersey: Princeton University Press, 1986.
GOWERS, E. “The Plot Thickens: Hidden Outlines in Terence's Prologues”, Ramus, vol. 33, 2004, p. 150-166.
MANUWALD, G. Roman Republican Theatre: A History. Cambridge: Cambridge University Press., 2011.
MAROUZEAU J. (ed.) Térence: Comédies. Paris, Les Belles Lettres, 2 v., 1947.
MCELDUFF, S. “More than Menander's acolyte: Terence as translator”, Ramus, vol. 33, 2004, p. 120-129.
MCGILL S. Plagiarism in Latin Literature. Cambridge University Press, 2012.
PARKER, H. N. “Plautus vs. Terence: Audience and popularity re-examined”, American Journal of Philology, vol. 117, nº 4, 1986, p. 585-617.
ROLFE, J. C. Suetonius – Vol. II. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1959.
SHARROCK, A. Reading Roman Comedy: Poetics and Playfulness in Plautus and Terence. New York: Cambridge University Press, 2009.
SARGEAUNT J. (ed.) Terence vol. I: The Lady of Andros, The Self-Tormentor, The Eunuch (tr. intr. e notas). London: William Heinemann, 1912.
________________ Terence vol. II: Phormio, the Mother-In-law, the Brothers (tr. intr. e notas). London: William Heinemann, 1912.
WESSNER, P. Aeli Donati Commentum Terenti - Vol. II. Stuttgart, 1962.
WRIGHT, J. Dancing in Chains. The Stylistic Unity of the Comoedia Palliata. Rome: American Academy, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.