Experiências de extensão: a Literatura Clássica como forma de unir a sociedade à Universidade

Extension programs experiences: Classical Literature as a way to unite University and society

Autores

  • Jenifer Teodoro graduando em Psicologia pela UFG
  • Renata Nery graduanda em Psicologia pela UFG
  • Jean Carlos Moura graduando em Psicologia pela UFG
  • Dra. Tatiana Zanirato professora da UFG
  • Dra. Fernanda Cunha Sousa professora da UFJF

Palavras-chave:

mitologia clássica, extensão, cultura

Resumo

O presente artigo pretende esboçar as atividades realizadas no projeto de extensão “Contos de Mitologia”, para relatar de uma maneira subjetiva as experiências e conhecimento adquiridos até o presente momento, desenvolvido em uma creche municipal de JATAÍ/GO que consiste em contar histórias da mitologia greco-romana para crianças de cinco a seis anos. O grupo de contadores é constituído de discentes da Universidade Federal de Goiás. – Regional Jataí, contando com duas graduandas do curso de psicologia e um graduando do curso de direito, sob a orientação das professoras Tatiana Zanirato (UFG) e Fernanda Cunha (UFJF), ambas do curso de letras.

Abstract

This article aims to outline the activities of the extension project “Mythology Tales”, being developed in a municipal daycare facility in JATAÍ / GO telling stories about Greek and Roman mythology for children between five to six years. The group of stories tellers is made up of students of the University Federal of Goiás – Regional Jataí, two graduations students of psychology and one graduating from law school, under the guidance of the teachers Tatiana Zanirato (UFG) and Fernanda Cunha (UFJF) both  teachers of letters course.

Keywords: classical mythology; culture; extension

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APOLODORO. Biblioteca. Tradução de Margarita Rodríguez de Sepúlveda. Madrid: Editorial Gredos, 1985.

APULEIUS, Lucius. O asno de ouro. Tradução de GUIMARÃES.R., Rio de Janeiro: Ediouro:s.d.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.Por que ler os clássicos. Pg. 10-38

FARIA, E. Dicionário escolar latino-português. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, FENAME (Fundação Nacional de Material escolar), 1982.

HESÍODO. Teogonia - a origem dos deuses. trad. Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2001.

OVÍDIO. Metamorfoses. Tradução Paulo Farmhouse Alberto. Lisboa: Cotovia, 2012.Pg. 67, 126, 176, 272.

PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Estudos de História da Cultura Clássica vol 1 e 2 . Lisboa: Calouste-Gulbenkian, 1985.

Downloads

Publicado

2015-08-15

Como Citar

TEODORO, Jenifer; NERY, Renata; MOURA, Jean Carlos; ZANIRATO, Dra. Tatiana; CUNHA SOUSA, Dra. Fernanda. Experiências de extensão: a Literatura Clássica como forma de unir a sociedade à Universidade: Extension programs experiences: Classical Literature as a way to unite University and society. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 237–250, 2015. Disponível em: https://periodicoshomolog.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23047. Acesso em: 4 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: XXIII Semana de Estudos Clássicos da UFJF

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.