Contos de mitologia: uma proposta de diálogo entre a formação acadêmica e a extensão através da contação de histórias
Mythological stories: a dialogue between academic graduation and its extension
Palabras clave:
contação de histórias, adaptação, estudos clássicosResumen
Esta é uma breve apresentação do projeto Contos de Mitologia, com suas fundamentações teóricas, objetivos e resultados pretendidos. Este projeto leva histórias das Metamorfosesde Ovídio a crianças entre cinco e seis anos, e tem como objetivo o despertar nessas crianças o gosto pela experiência narrativa, além de divulgar os Estudos Clássicos e aprimorar a formação acadêmica dos bolsistas.
Abstract
This is a brief presentation of the project Mythology, with its theoretical foundations, objectives and desired outcomes. This project takes stories from the Metamorphoses, by Ovid, to children aged five to six years, and aims to awaken these children a taste for narrative experience, in addition to disclose the Classics and enhance the academic training of fellows.
Keywords: storytelling; adaptation; classical studies
Descargas
Citas
BARTHES, R. et al. Análise estrutural da narrativa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1976.
BARBOSA, T. V. R. A Ilíada em quadrinhos: por uma difusão dos clássicos. Ágora. Estudos Clássicos em Debate, 2013.
BARBOSA, Begma, A leitura dos clássicos na escola: um desafio a ser enfrentado no letramento de jovens. III colóquio internacional sobre letramento e cultura escrita. 2010. Disponível em: http://www.ufjf.br/fale/files/2010/06/Begma-Tavares-Barbosa.pdf. Acessado em: 27 de janeiro de 2015.
BRANDT, A. L.; GUSTSACK, F.; FELDMANN, J. Reflexões sobre a contação de histórias. Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):169-185. 17, 18, 19 de agosto, 2009.
CAVALLO, G.; FEDELI, P.; GIARDINA, A. O espaço literário da Roma antiga. volume 1 – A produção do texto. Belo Horizonte: Tessitura, 2010.
ECHEVERRÍA, R. Ontologia del linguaje. Buenos Aires; Granica: Saez, 2006.
HESÍODO. Teogonia a origem dos deuses. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 1995. Tradução de Jaa Torrano.
________. Os trabalhos e os dias. 3.ed. São Paulo: Iluminuras, 1996. Tradução de Mary de Camargo Neves Lafer.
KAUFMAN, A. M.; RODRÍGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
NASO. P. O. Metamorfoses. 2. ed. Lisboa: Cotovia, 2007. Tradução de Paulo Farmhouse Alberto.
RICOEUR, P. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: F. Alves, 1990. Tradução de Hilton Japiassu.
SARAIVA, J. A. Literatura na escola: propostas para o Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2003.
SCHOLLES, R.; KELLOG, R. A natureza na narrativa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977. Tradução de Gert Meyer.
VALESKA, O. Mimese, poesia e tradição cultural. In: SCRIPTA CLASSICA ONLINE. Literatura, Filosofia e História na Antigüidade. Número 1. Tema: Contestações do Mito. Belo Horizonte: NEAM/UFMG, abril de 2003. http://www.scriptaclassica.hpg.com.br, acessado em: 12 de outubro de 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1. Los autores y las autoras conservan los derechos de autor y le otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, que está bajo la licencia Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Los autores y las autoras pueden publicar y compartir el trabajo con reconocimiento de la publicación inicial en esta revista.
3. Los autores y las autoras de las obras aprobadas autorizan a la revista a asignar el contenido de sus obras, después de la publicación, para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
Para obtener más información sobre Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional, acceda a: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.es
Exención editorial
El contenido de los artículos publicados es responsabilidad única y exclusiva de sus autores, y no representa la posición oficial de Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios o de la Faculdade de Letras de la Universidad Federal de Juiz de Fora o instituciones asociadas.