Mitologia e contação de histórias – Scripta manent, uerba uolant
Mithology and storytelling – Scripta manent, uerba uolant
Palabras clave:
Mitologia, oratória, oralidade, contação de históriasResumen
O presente artigo propõe uma abordagem para os estudos iniciais da mitologia romana sob a perspectiva da oralidade, enfatizando a necessidade de se implementar atividades voltadas para a prática e aprimoramento da fala em público, tanto nas escolas quanto nas academias. Para isso foram escolhidos oito mitos da obra Metamorfoses, de Ovídio, que, por serem breves e de fácil memorização, podem servir para o treino da expressão oral (entonação, dicção), gestualidade e postura corporal, a partir da contação dessas histórias pelos próprios alunos. Para isso, nos baseamos em Dolz e Schneuwly (2004), que defendem a importância da oralidade como objeto de ensino, e em breves técnicas de oratória, sugeridas por Ramos (1971).
Abstract
This work defends the relevance of introducing activities about practice and development of public speaking at schools and colleges. For that, eight myths from Ovid’s Metamorphosis were selected, considering how short and easily memorizable they are. These myths may be used to practice oral expression (entonation, diction), gesticulation and corporal posture of students through their own storytelling, employing oratory techniques.
Keywords: Mythology; oratory; orality; storytelling
Descargas
Citas
KLEIMAN, Ângela B. (Org). Os significados do letramento. São Paulo: Mercado das Letras, 1995.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita : atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.
OLSON, David R. Cultura escrita e oralidade. Rio de Janeiro: Ática, 1995.
ORTEGA, Carmona Alfonso. Oratória : a arte de falar em público. Rio de Janeiro: Calibán, 2003.
OVÍDIO. Metamorfoses. Trad. Paulo Farmhouse. Lisboa: Cotovia, 2010.
RAMOS, Admir. Introdução à Oratória. São Paulo: Editora Radiante S.A, 1971.
SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Belo Horizonte: Aletria, 2012.
STREET, Brian V. Literacy in Theory and Practice. New York: Cambridge University Press, 1984.
TRINGALI, Dante. Introdução à Retórica : a Retórica como crítica literária. São Paulo: Duas Cidades, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1. Los autores y las autoras conservan los derechos de autor y le otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, que está bajo la licencia Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Los autores y las autoras pueden publicar y compartir el trabajo con reconocimiento de la publicación inicial en esta revista.
3. Los autores y las autoras de las obras aprobadas autorizan a la revista a asignar el contenido de sus obras, después de la publicación, para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
Para obtener más información sobre Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional, acceda a: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.es
Exención editorial
El contenido de los artículos publicados es responsabilidad única y exclusiva de sus autores, y no representa la posición oficial de Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios o de la Faculdade de Letras de la Universidad Federal de Juiz de Fora o instituciones asociadas.