Mitologia e contação de histórias – Scripta manent, uerba uolant
Mithology and storytelling – Scripta manent, uerba uolant
Palavras-chave:
Mitologia, oratória, oralidade, contação de históriasResumo
O presente artigo propõe uma abordagem para os estudos iniciais da mitologia romana sob a perspectiva da oralidade, enfatizando a necessidade de se implementar atividades voltadas para a prática e aprimoramento da fala em público, tanto nas escolas quanto nas academias. Para isso foram escolhidos oito mitos da obra Metamorfoses, de Ovídio, que, por serem breves e de fácil memorização, podem servir para o treino da expressão oral (entonação, dicção), gestualidade e postura corporal, a partir da contação dessas histórias pelos próprios alunos. Para isso, nos baseamos em Dolz e Schneuwly (2004), que defendem a importância da oralidade como objeto de ensino, e em breves técnicas de oratória, sugeridas por Ramos (1971).
Abstract
This work defends the relevance of introducing activities about practice and development of public speaking at schools and colleges. For that, eight myths from Ovid’s Metamorphosis were selected, considering how short and easily memorizable they are. These myths may be used to practice oral expression (entonation, diction), gesticulation and corporal posture of students through their own storytelling, employing oratory techniques.
Keywords: Mythology; oratory; orality; storytelling
Downloads
Referências
KLEIMAN, Ângela B. (Org). Os significados do letramento. São Paulo: Mercado das Letras, 1995.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita : atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.
OLSON, David R. Cultura escrita e oralidade. Rio de Janeiro: Ática, 1995.
ORTEGA, Carmona Alfonso. Oratória : a arte de falar em público. Rio de Janeiro: Calibán, 2003.
OVÍDIO. Metamorfoses. Trad. Paulo Farmhouse. Lisboa: Cotovia, 2010.
RAMOS, Admir. Introdução à Oratória. São Paulo: Editora Radiante S.A, 1971.
SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Belo Horizonte: Aletria, 2012.
STREET, Brian V. Literacy in Theory and Practice. New York: Cambridge University Press, 1984.
TRINGALI, Dante. Introdução à Retórica : a Retórica como crítica literária. São Paulo: Duas Cidades, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.